Curiosidades

Está achando que só você que sabe o que é bom?
         Vários povos da Antigüidade já sabiam como se divertir com a cerveja. Os Sumérios, habitantes da região sul da Mesopotâmia dominavam as técnicas de produção e tinham uma “indústria cervejeira” desde 3.300 a.C. Eles preparavam a loira a partir da cevada, que já plantavam em larga escala.

Obrigado Jonnhy!!!
         A cerveja aportou aqui no Brasil em 1808, trazida pela Família Real Portuguesa. Muito obrigado, Dom João VI! Atualmente, a República Tcheca é o maior consumidor anual per capita de cerveja, seguida da Irlanda e da Alemanha.

Quero um salário assim!
         Há relatos de que a cerveja era oferecida como salário aos operários no Templo de Erech, na Mesopotâmia, por volta do ano de 5000 a.C. Quer coisa melhor que trabalhar por um salário justo e digno?

Esses monges são uns santos
         Para os que pensam que o negócio dos padres é só o vinho, existem algumas abadias na Bélgica que produzem uma cerveja chamada de Trapista, de densidade forte, fermentação alta e elevado teor alcoólico. O termo Trapista vem do nome popular dado aos monges da Ordem dos Cistercienses de Observância Estrita, ou Trapa, fundada em 1664. Eles começaram a comercializá-la nos anos 50, e hoje a produção é de 40 000 unidades por hora, com modernas máquinas. O dinheiro arrecadado com a venda de bebidas para festas alheias serve para financiar a abertura de monastérios e obras sociais.

Pra derrubar
         A cerveja mais forte do mundo é a norte-americana Sam Adams Utopias MMII, com teor alcoólico de 24%, contra uma média de 4,9% das cervejas normais. É fabricada pela Boston Beer Company, de Massachusetts, e tem um preço bem salgado: cerca de cem dólares por cada garrafa de 700 ml. Pode deixar o funil de lado porque essa é pra tomar em copinho de pinga!

Pele de Pêssego
         Nas Babilônia e no Egito antigo era ofertada como oferenda aos deuses e consumida em festas importantes, o que em muito se assemelha com a gente, não? Eles atribuíam efeitos terapêuticos à cerveja e as mulheres das altas rodas sociais a usavam para fins cosméticos, para tratar alguns problemas e deixar a pele mais fresca e suave. Quem é que precisa de sabonete de glicerina com uma banheira de cerveja em casa?! Difícil deve ser agüentar o cheiro e os mosquitinhos depois.

Santo remédio!
         Já na Grécia, nos tempos de Hipócrates, ela era usada como remédio diurético e para combater a febre. Na Capadócia era recomendada para tratar diabetes e enxaquecas. E durante a Idade Média foi reconhecida como um estimulante para melhorar o humor. Demorou, heim! Era usada também como calmante e estimulante para o apetite. Eram muito sábios os médicos de antigamente...

E a barriguinha?
         Aquela pancinha lendária atribuída à cerveja sempre fez todo mundo acreditar que ela é uma bebida que engorda. Mas a coisa não é bem assim. Um copo de cerveja tem em média 70 calorias, que é a mesma coisa que aquele bifão lindo que sua avó faz pra você. O problema é que você nunca vai engolir dez bifes numa sentada!

Ressaca?
         "Vc vai ao bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante. O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "caracas véio... o cara tá bebendo mto liquido, tô cheião!!!"
         Teu estômago e teu cérebro não destinguem q tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas q "é líquido". Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!" E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue q tu puder, o cara aí tá maluco e tá bebendo mto líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra mto sangue e enche rápido.
         Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se vc notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, pq além de água, vem as impurezas do sangue. O RIM aliviou a vida do estômago, mas vc continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro ´CEREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CEREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véi, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"
         O RIM filtra feito um louco, só q agora, o q ele expulsa não é o alcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso q as mijadas seguintes são transparentes, pq é água. E quanto mais vc continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de alcool no organismo aumenta e vc fica mais "bunitim"
         Chega uma hora q vc tá com o teor alcoolico tão alto q teu CEREBRO desliga vc. Essa é a hora q vc desmaia... dorme... capota... resumindo: essa é a hora q o teu não tem dono! Ele faz isso pq pensa "Meu o cara tá afim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse alcool do corpo dele"
         Enquanto vc está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá á seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem q tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinnte, como a gente está com o nível de água mto baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".
         O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo. E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho,e por isso começa a retirar água de todos os órgãos. Como o CEREBRO é constituido de 75% de água, ele é o q mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.
         Então, sei q na hora agente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo dágua, pq na medida que você mija, já repõe a água."
(Texto retirado do "O bar do Zé)